sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

TRANSPORTE

Reajustes escondem problemas no sistema de ônibus

Passagem aumenta, mas obras importantes ficam pelo caminho



Passageiros sofrem em coletivos lotados / Edmar Melo/Acervo JC

Passageiros sofrem em coletivos lotados

Edmar Melo/Acervo JC

O reajuste nas tarifas de ônibus que o governo do Estado anunciará na próxima segunda-feira, na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), será o quinto desde 2007. Especula-se que o valor seja aumentado de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que em 2015 ficou em 10%. Com isso, o valor da passagem seria arredondado para R$ 2,70. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana PE) informou que o valor ideal para o reajuste é de 32%.
A reunião que definiria os novos preços deveria acontecer hoje, mas foi adiada para que os estudos propostos pelo governo para o reajuste pudessem ser concluídos.
Nos últimos oito anos, no entanto, a despeito dos vários aumentos de tarifa, muitas melhorias no sistema de transporte público ficaram literalmente pelo caminho. São os casos das obras em terminais de integração e do corredor Leste-Oeste de BRT (Ônibus de Trânsito Rápido), integração temporal entre linhas – quando o usuário tem um determinado tempo para pegar outro veículo fora dos terminais sem precisar pagar outra tarifa – e, mais importante, o segundo lote da licitação do sistema de transporte público.
“Desde 2011, nós temos colocado a necessidade de uma discussão ampla do sistema, e não apenas reagir a eventuais aumentos de passagem. Se o CSTM fosse mais efetivo e não se reunisse apenas nas épocas de reajustes, muitas melhorias do sistema teriam sido feitas”, comenta o advogado Pedro Josephi, da Frente de Luta pelo Transporte Público.
Segundo o governo do Estado, os 32% propostos pelos empresários para o aumento da tarifa dos ônibus estão descartados. O Grande Recife Consórcio informa que a segunda etapa da licitação foi concluída. “Mas, visando a redução de custos da operação, o consórcio montou um grupo de trabalho para ajustar cada um dos cinco lotes desta etapa individualmente antes de iniciar a licitação”. Os lotes são correspondentes, respectivamente, aos corredores das Avenidas José Rufino e Abdias de Carvalho; Avenidas Mascarenhas de Moraes, Rosa e Silva, Rui Barbosa e Norte; Avenidas Beberibe e Presidente Kennedy; Avenida Domingos Ferreira e, por último, a BR-101, no trecho entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca

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