A Polícia Federal (PF), divulgou nesta segunda-feira (15) o resultado da primeira estatística de 2015 da Campanha de Desarmamento. Em Pernambuco, nos últimos quatro anos foram entregues mais de oito mil armas e mais de 15 mil munições. Em Salgueiro, no Sertão do Estado, o Posto da PF arrecadou o total de 816, entre armas e munições, de maio de 2011 a 14 de junho deste ano. A campanha tem como objetivo incentivar a entrega voluntária do armamento.
Segundo dados da Polícia Federal, Pernambuco está em 4º lugar na arrecadação de armas em números absolutos. Ao todo foram entregues 8.374 armas e 15.020 munições. E em 2015, a cidade de Salgueiro arrecadou oito armas e Santa Maria da Boa Vista, dez.
Entre as armas mais arrecadas estão os revólveres, em seguida as espingardas e por último as pistolas. Para realizar a entrega das armas ou munições na Polícia Federal ou demais postos, não é preciso se identificar. Com a entrega voluntária, as indenizações variam de R$ 150 a R$ 450, dependendo do calibre e tipo. Entre os principais motivos que levam os voluntários a entregar as armas estão o anonimato, onde nenhum questionamento é feito a quem estiver entregando e a rapidez no pagamento da indenização, que é feito em até 48 horas.
Todas as armas arrecadas são enviadas para o Exército, onde é feita a destruição do material. Quem quiser entregar uma arma ou munição deve primeiro acessar o site ‘Entregue sua arma’ ou Polícia Federal e preencher uma guia de trânsito.
Além do Posto da Polícia Federal em Salgueiro, a entrega pode ser realizada também no 7º Batalhão de Polícia Militar em Ouricuri, na Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), em Belém do São Francisco, 2ª CIPM em Cabrobó e 7ª CIPM em Santa Maria da Boa Vista. Em Petrolina, as armas são recolhidas da Polícia Federal em Juazeiro, na Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário