Pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgada ontem (18) revela que os municípios brasileiros com pior gestão estão localizados no Nordeste.
Pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal, que há três edições avalia a situação fiscal dos municípios por meio de receita, despesas com pessoal, investimentos, custo da dívida e liquidez, as 10 cidades com pior governança ficam no Nordeste: cinco na Paraíba, três na Bahia, uma no Ceará e outra em Sergipe.
De acordo com o levantamento, 96,5% dos municípios nordestinos estão em situação fiscal difícil e um terço das prefeituras compromete mais de 60% de suas receitas com a folha de pessoal, descumprindo a Lei de Responsabilidade que estabelece o limite de 54%.
Entre as 10 capitais brasileiras com melhor gestão fiscal estão Recife (4º lugar), governada pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB), Natal (7º) e Fortaleza (9º). Todas têm conceito B (boa gestão). Já a capital com pior gestão é João Pessoa.
Os Estados com maior número de prefeituras no ranking de má governança são Alagoas (66% dos municípios) e Sergipe (62,7%), Paraíba (56,2%) e Pernambuco (41,3%). Arcoverde ocupa o 64º lugar no ranking do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário