quarta-feira, 30 de março de 2016



Questão de Pele

Hiperidrose: especialista esclarece dúvidas sobre excesso de suor


Hiperidrose é comum em homens e mulheres, com prevalência maior em pacientes a partir de 18 anos / Foto: SXC
Hiperidrose é comum em homens e mulheres, com prevalência maior em pacientes a partir de 18 anosFoto: SXC
Esta semana, a coluna Questão de Pele, da dermatologista Cláudia Magalhães, sobre hiperidrose gerou repercussão no Portal NE10. Após lerem o texto "Suor demais: conheça os tratamentos disponíveis", os internautas se posicionaram com diversos questionamentos e sugestões sobre o tema. Por isso, elegemos as pontuações mais comuns acerca da doença que causa sudorese excessiva e esclarecemos as dúvidas com a especialista autora do material. Confira:

Resposta: Esse tipo de desodorante é à base de Cloridrato de Alumínio, substância que vem na maioria dos desodorante antitranspirantes. O que muda é que em alguns vem em diferentes concentrações. Por exemplo, tem um que sempre que me pedem indicações eu oriento procurar pelo desodorante antitranspirante francês chamado Spirial, da SVR. Tem em creme, spray e até roll on. Mas todos os desodorantes têm um certo limite. É uma tentativa prática do paciente. Tem alguns, inclusive, que realmente atuam melhores do que outros. Mas uma hora ele deixa de fazer efeito.



Resposta:
É verdade que a cirurgia pode causar um efeito rebote de hiper sudorese. Mas existem casos, em menor número, que isso também acontece com o tratamento da toxina botulínica. É um efeito natural do corpo que expulsar essa sudorese em outro ponto do corpo. Por isso que antes de escolher o tratamento tem parar e pensar bem em todas as alternativas.



Resposta: 
Existem algumas situações que precisam ser bem analisadas pelo dermatologista. Esse casos de sudorese em outras parte do corpo que não são as mais comuns (mãos, pés e axilas), a toxina botulínica também pode ser usada como inibidora. No abdome, costa, e outros lugares, o botox é aplicado de forma superficial. Esse procedimento é descrito cientificamente, mas deve ser feito da maneira correta para que não atrapalhe a função muscular do paciente.



Resposta: 
O tratamento com toxina botulínica é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS), mas não como indicação para sudorese. O tratamento é usado apenas para disfunções ortopédicas e neurológicas, ou seja, neuromusculares.



Resposta: 
Já foram tentados alguns medicamentos que podem mexer com a diminuição da hiper sensibilidade do sistema simpático. Mas todas as tentativas causaram alterações como o nível de pressão e mal estar nos pacientes. O custo benefício nunca foi aceito. Os distúrbios causados pela medicação, os efeitos colaterais, não justificam. Mas a verdade é que todo método tem um limite.



Resposta: 
A iontofose é uma técnica bastante conhecida por esteticistas e terapeutas. Basicamente, ela faz com que substâncias penetrem mais profundamente na pele, como antitranspirantes. Mas o resultado é muito pequeno. Hoje em dia a gente acaba não tentando mais isso porque é uma técnica antiga que tem uma funcionalidade muito pequena. O tratamento mais novo para isso é um laser que está sendo muito usado fora do Brasil, mas aqui ainda vai demorar para popularizar, principalmente por causa do curto do equipamento (laser).



Resposta: 
Tanto a acupuntura como todas as técnicas que fazem a pessoa a organizar corpo e mente fazem bem para tudo, inclusive para o excesso de sudorese. Eu acredito que qualquer técnica que ajude uma pessoa a se organizar organicamente é positiva e traz resultados em várias áreas. No caso da acupuntura, que é uma ciência milenar, assim como ioga, pode trazer sim benefícios no combate ao suor excessivo. Por isso, eu digo que tudo é válido para trazer equilíbrio de mente e corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário