sexta-feira, 18 de março de 2016

Imprensa internacional repercute posse de Lula como ministro da Casa Civil

Lula foi manchete nos principais portais e jornais do mundo, após ocupar cadeira de ministro da Casa Civil / Foto: Reprodução
Lula foi manchete nos principais portais e jornais do mundo, após ocupar cadeira de ministro da Casa CivilFoto: Reprodução
O ex-presidente Lula foi destaque dos principais portais e jornais internacionais, após a cerimônia de posse como ministro-chefe da Casa Civil - principal pasta da União - do governo da presidente Dilma Rousseff. Os jornais Financial Times, New York Times, El Pais, The Guardian, além dos portais CNN o francês Le Monde repercurtiram a notícia do novo membro do governo.
O ex-presidente foi anunciado como novo membro do governo na manhã dessa quarta-feira (16), depois de ocupar a cadeira de Jaques Wagner, que agora será direcionado para a chefia de gabinete da presidente. A posse, no entanto, foi suspensa na manhã desta quinta-feira (17) pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal.
A nomeação de Lula, segundo a imprensa mundial, seria para superar a crise política enfrentada pelo governo, além de blindar o ex-presidente das investigações da Operação Lava Jato comandadas pelo juiz Sérgio Moro. Como membro do governo, ele passaria a ter foro privilegiado e passaria a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
CONFIRA AS MANCHETES:
CNN
A rede de TV CNN destaca a “Vergonha no escândalo do petróleo”.

EL PAIS
A cerimônia de posse também foi manchete no jornal El Pais abordando o trecho do discurso em que Dilma alerta contra a “convulsão social.

THE NEW YORK TIMES
O jornal “The New York Times” relembrou a apreensão de documentos na casa de Lula em São Bernado do Campo.

LE MONDE
O jornal francês “Le Monde” alertou para a guerrilha judiciária” contra Dilma e Lula, chamando a atenção para a Comissão Especial de Impeachment na Câmara dos Deputados.

LA NACIÓN

LE FIGARO

REVISTA FORBES


THE WALL STREET JOURNAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário