quarta-feira, 18 de março de 2015

ESCRITOR BAIANO LANÇA EM SERRA TALHADA O " DICIONÁRIO BIOGRÁFICO CANGACEIROS E JAGUNÇOS"‏

o jornalista e escritor Renato Luiz Bandeira, veio a terra do Capitão Virgolino, Lampião, para lançar o "Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços", que reúne informações de mais de 1.200 nomes de cangaceiros e jagunços que atuaram no nordeste brasileiro desde o final do século XVII.
Renato é um apaixonado pela pesquisa e pela cultura, e, conforme ele mesmo declarou, sempre que teve uma atração pelo assunto: Cangaço. 
Apesar de ter nascido em Salvador, o sertão é que mais lhe atraiu. A seca, o modo de vida do sertanejo, suas crenças, sempre estiveram muito presentes na vida do escritor, que mesmo depois de já ter escrito mais de 21 obras, entre elas oito na literatura infantil, algo lhe chamava para o universo do cangaço.
Renato Luiz Bandeira é sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e presidente da Academia de Letras e Artes da Chapada Diamantina, mas largou tudo  e resolveu fazer uma peregrinação por todo nordeste, "uma expedição de 6.000 quilômetros", que faz solitariamente viajando em carro popular. Tem 65 anos e conforme diz. desde a adolescência que "viaja" pelo mundo das letras e da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário