As pessoas que tiveram sintomas de dengue no Recife nas 12 primeiras semanas deste ano de 2015 já somam 4.063. O número foi atualizado ainda nesta segunda-feira (30/03) pela Secretaria Municipal de Saúde. Desses, 863 (21,2%) estão confirmados. “Em 2014, no mesmo período, foram notificados 490 casos e confirmados 157″, informa boletim divulgado pela prefeitura. O aumento é de 729,2% em relação aos casos suspeitos e de 449,7% quando comparados os comprovados dos dois anos.
Conforme diagrama de controle feito pela Epidemiologia do município, houve semanas de janeiro a março em que as notificações ultrapassaram 400. Mesmo assim, a Secretaria de Vigilância à Saúde acredita que grande parte não esteja sendo registrada. “Há uma certa banalização. Doentes não procuraram os serviços de saúde e há pessoas com dengue recebendo, equivocadamente, diagnóstico clínico de febre chicungunha e até mesmo de rubéola. Equipes dos postos de saúde são as que mais têm comunicado os adoecimentos por dengue”, avalia Denise Oliveira, secretária-executiva de Vigilância à Saúde do Recife.
Febre baixa, manchas vermelhas no corpo, inchaço nas juntas de mãos e pés, acompanhados por fraqueza, são os sintomas mais frequentes nessa epidemia. Os vírus 1 e 3 já foram isolados na cidade. Ir ao serviço de saúde, manter repouso em casa e ingerir bastante líquido é a recomendação.
Na nova lista de bairros com maior número absoluto de casos a liderança passou a ser da Cohab, morro da Zona Sul. Campo Grande e Água Fria também passaram a compor o grupo crítico. Não deixe água parada. Evite a proliferação do mosquito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário