O calunga, que pesa 25 quilos e tem 3,4 metros de altura estará acompanhado de cerca de 100 bonecos, que seguirão pela Rua do Amparo, Quatro Cantos, fazendo uma parada em frente à Estação Quatro Cantos. O trajeto segue até a apoteose, na Prefeitura de Olinda, e encerra na Rua 15 de Novembro.
De acordo com o artista plástico Sílvio Botelho, idealizador do Encontro, o calunga de Getúlio se unirá aos homenageados de outras edições, como o do Maestro Spok, Selma do Coco, Lia de Itamaracá e outros. “Este ano nós teremos a presença do Homem da Meia-Noite e da Mulher do Dia, que vão acompanhar o desfile até a metade (Largo do Amparo) e depois terão que ir embora, porque seguirão em lua de mel”, explica o artista.
“As pessoas não podem perder o desfile deste ano, ainda mais com a presença dos bonecos gigantes mais antigos, o ‘pai’ e a ‘mãe'”. Sílvio acrescenta que já está começando a pensar no cortejo da 30ª edição do Encontro de Bonecos Gigantes de Olinda, que acontece em 2017. “Estamos pensando em três personalidades do Carnaval mas ainda não podemos divulgar, porque ainda são planos”, destaca o artista plástico.
Homenageado – Getúlio Cavalcanti nasceu em Camutanga, na Zona da Mata Norte do Estado, no dia 10 de fevereiro de 1942 (ou seja, completará 74 anos na Quarta-Feira de Cinzas). Iniciou sua vida artística em 1962, ano em que compôs o frevo-canção “Você gostou de mim”. Além deste, também foi autor do frevo-de-bloco “Último Regresso”.
Recife – Os bonecos gigantes não desfilarão apenas em Olinda. No Recife, também nesta terça-feira, o bairro do Recife Antigo, na área Central, recebe os calungas na 8ª edição da Apoteose da Embaixada de Pernambuco. A concentração acontece a partir das 18h, na Rua do Bom Jesus. O desfile cortejo contará com 50 bonecos gigantes. A saída está prevista para as 19h
Nenhum comentário:
Postar um comentário