Trechos das lombadas eletrônicas das PE-035, PE-60 e Br-232 serão desligadasFoto: Edmar Melo/ JC Imagem
Na BR-232, serão desligados os quilômetros 6,2; 7,4; 7,8 e 9,1 (Curado); km 24,7 (Moreno); km 35,5 (Bonança); km 58,5 (Pombos); km 100,5 (Bezerros) e km 113,4 (Encruzilhada de São João). Na PE-35, serão os quilômetros 7,3 e 7,9, ambos em Itapissuma. Na PE-060, serão deligadas nos quilômetros 0,1 e 2,5 (que ficam no Cabo de Santo Agostinho) e o quilometro 16,63, em Ipojuca.
A Operação Lei Seca já começou a montar blitzes nessas rodovias que dão acesso ao interior e às praias pernambucanas desde o dia 18. No Agreste, fica até o domingo de Páscoa (27), com ações em todos os dias do feriadão. Os bloqueios são itinerantes e mudam de lugar de acordo com a demanda.
De dezembro de 2011 a fevereiro de 2016, a Lei Seca realizou 1.438.944 abordagens. Desse total, 7.357 motoristas foram flagrados dirigindo após ter ingerido bebida alcoólica. No ano de 2014, Pernambuco registrou 1.888 óbitos por acidente de transporte terrestre, sendo 802 envolvendo motociclistas. Quem for flagrado recebe multa no valor de R$ 1.915,30, recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além disso, o excesso de velocidade será coibido com o uso de radares móveis, dispostos ao longo das rodovias.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai intensificar a fiscalização a ônibus e vans no pátio do estacionamento em Fazenda Nova, onde acontece o espetáculo da Paixão de Cristo.
Ações educativas da PRF começaram no domingo (20) e vão até sexta-feira (25), em Caruaru. No sábado (26), haverá a abordagem a motoristas em Gravatá. Serão realizadas palestras e exibição de vídeos educativos sobre os cuidados na estrada.
Durante o feriadão, o serviço de motopoliciamento da PRF será acionado para otimizar abordagens e fiscalização de motocicletas, evitando a circulação desses veículos sem documentação.
CHUVA - No período chuvoso, a pista fica escorregadia e o motorista deve adotar medidas de segurança para evitar um acidente. Recomenda-se reduzir a velocidade do veículo, transitar com o farol do carro ligado mesmo durante o dia e manter uma distância segura em relação aos demais veículos.
No caso de aquaplanagem, em que o veículo perde o contato dos pneus com o asfalto ao passar em uma poça de água, deve-se tirar o pé do acelerador, evitar pisar no freio de forma brusca e manter o volante firme, até passar pelo local.
Antes de iniciar a viagem, é importante que o motorista faça uma revisão no veículo, observando as condições dos pneus, o nível do óleo e combustível, o funcionamento dos sistemas de freio e de iluminação, além do estado dos para-brisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário