terça-feira, 10 de maio de 2016



Enem: problemas no 1º dia de inscrição

Estudantes relataram lentidão no sistema. Somente na primeira hora foram mais de 72 mil inscritos




No Recife, uma escola pública organizou um esquema para incentivar os estudantes
Somente na primeira hora, mais de 72 mil alunos se inscreveram para a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, de acordo com o Ministério da Educação. No Recife, uma escola pública organizou um esquema para incentivar os estudantes a realizar a inscrição com antecedência para evitar transtornos, mas alguns alunos relataram problemas no sistema. A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Carollayne Barbosa, 17 anos, reclamou da lentidão no site. “Estou querendo fazer a inscrição hoje (ontem) para evitar problemas nos últimos dias. Mas está bastante lento e depois que eu estava quase no fim da inscrição o site caiu. Tive que recomeçar do zero.”
A jovem ainda reclamou de um erro no sistema. “Sou aluna de escola pública e recebi a isenção do pagamento ano passado. Embora eu tenha feito a prova em 2015, no fim da inscrição tem uma mensagem informando que eu não teria feito a prova e não seria isenta neste ano”, reclamou.
Colega de Carollayne, Edvaldo Malta, 18, que quer cursar Educação Física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reforçou a importância de fazer a inscrição com antecedência. “Até agora, eu nunca fiz o Enem porque sempre perdi a data de inscrição. Este ano não dá para bobear e quero garantir a inscrição logo agora no primeiro dia, só que o sistema está lento”, comentou.
Para a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Willyane Tenório, fazer o exame por experiência é importante. “Meus amigos dizem que é uma prova difícil, mas eu acredito que se me preparar e fizer a prova antes do terceiro ano, vou estar mais confiante no ano que estiver valendo”, afirmou.
Diretora da Escola Sizenando Silveira, no bairro de Santo Amaro, Márcia Nogueira reafirma a importância da inscrição ser feita com antecedência. “Os alunos devem se inscrever o quanto antes. Sabemos que todos os anos, muitos alunos deixam para última hora e isso causa lentidão no site nos últimos dias. É melhor garantir logo”, sugeriu. Para ela, quem faz o exame por experiência tem mais facilidade quando vão fazer a prova no 3º ano. “Tudo o que é imprevisível é mais preocupante. O Enem é uma prova que a maioria dos estudantes do Brasil precisam fazer para entrar na faculdade, então o conhecimento da estrutura da prova diminui a insegurança e o nervosismo.”
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional De Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova, o sistema não apresenta lentidão e alguns problemas na inscrição dos alunos já estão sendo solucionados. Em caso de dúvidas, os alunos devem ligar para o telefone 0800 616161.
Abertas na manhã de ontem, as inscrições seguem até as 23h59 do dia 20 deste mês. Os alunos que não obtiverem isenção deverão pagar R$ 68 de taxa de inscrição até o dia 25.
Os alunos deficientes que necessitarem de atendimento especial deverão indicar essa solicitação durante o ato de inscrição, já para travestis e transexuais que querem ser identificados por seus nomes sociais deverão enviar a solicitação entre os dias 1 e 8 de junho pelo sistema, para a Página do Estudante.
Folha Resume
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão abertas e seguem até o próximo dia 20. Durante todo o dia de ontem, milhares de estudantes confirmaram as inscrições. Outros não conseguiram e relataram problemas no sistema. Neste ano, os candidatos que não obtiverem isenção de taxa deverão desembolsar R$ 68.

Nenhum comentário:

Postar um comentário