Um núcleo de videomonitoramento estadual quer colocar a criminalidade sob forte vigilância. Ontem (1º), o Governo do Estado inaugurou a nova estrutura do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), que trabalhará integrado a mais de 900 câmeras distribuídas por 30 cidades da Região Metropolitana e Interior, a exemplo do Recife, Olinda, Caruaru e Petrolina.
O núcleo, um verdadeiro “Big Brother Pernambuco” contra a violência, pretende, entre outras melhorias, repassar as chamadas de socorro para o setor responsável mais rapidamente. O espaço está localizado na Capital pernambucana, de onde partirá o direcionamento das viaturas de todos os municípios, e recebeu investimento de R$ 1,8 milhão, recursos do Governo Federal.
Para manter a vigilância 24 horas por dia, a central terá um efetivo com mais de 200 profissionais. O departamento de call center, que recebeu mais de 1,4 milhão de denúncias apenas de janeiro a julho deste ano, opera com quatro turmas compostas por 30 atendentes cada. Esse pessoal que trata diretamente com a população, além de português e inglês, tem fluência nos idiomas italiano, francês e alemão.
Outras quatro turmas, com 25 pessoas cada, são responsáveis por receber as demandas e direcionar o efetivo nas ruas, seja na RMR ou no Interior, para os locais de ocorrências. A esses profissionais somam-se coordenadores de cada força policial (PM, Civil e Bombeiros).
Nenhum comentário:
Postar um comentário