Depois de entregar 1.480 unidades do programa “Minha Casa Minha Vida”, em Juazeiro (BA), no dia 14 deste mês, a presidente Dilma Rousseff vem a Cabrobó, no sertão do São Francisco, na próxima sexta-feira (21), para a inauguração das bombas do sistema de capitação da Estação de Bombeamento 1, eixo norte, do canal da transposição. As bombas farão a captação da água do rio para o canal principal.
De acordo com a assessoria da Presidência da República, a presença da presidente está prevista para 11h30 da sexta-feira. Dilma deve ser a pessoa que vai ligar os motores de captação de água. A 531 quilômetros de distância da capital pernambucana, Cabrobó, é o ponto de partida do eixo norte da Transposição do Velho Chico.
A vinda de Dilma reforça a preocupação com a debandada de eleitores do Nordeste, visto que a região sempre foi um celeiro de votos do PT. Segundo pesquisa Datafolha, apresentada no início deste mês, na região Nordeste, onde o PT costuma ter melhor desempenho nas eleições, apenas 10% das pessoas consultadas avaliaram o governo como “ótimo” ou “bom”. Os que acham o governo “ruim” ou “péssimo” somam 66%.
A primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte tem instalados dois conjuntos de motobombas com capacidade de elevar água a 36 metros de altura. As bombas possuem vazão de 24,8 m³ de água por segundo e cada equipamento pesa cerca de 100 toneladas.
Quando estiverem em pleno funcionamento, as duas bombas levarão a água do rio São Francisco até a barragem de Terra Nova, passando em um percurso de 45 km de extensão por quatro aquedutos e o reservatório de Tucutú. Ao todo, as estruturas do Eixo Norte vão elevar a água em 181 metros acima do nível do rio São Francisco. Já no Eixo Leste, serão elevados cerca de 300 metros do nível médio do reservatório Itaparica até o ponto mais alto do canal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário