Da Folha de Pernambuco
Será lançado, nesta segunda-feira (10), o livro Eduardo Campos – Os discursos do governador de Pernambuco: de 2007 a 2014”, organizado pelo jornalista e ex-secretário de Imprensa de Pernambuco Evaldo Costa, que exerceu o cargo nos governos de Eduardo Campos e Miguel Arraes. A cerimônia será realizada a partir das 9h30, no espaço de eventos Arcádia, no shopping Paço Alfândega, no Bairro do Recife. O senador Aécio Neves (PSDB), candidato à Presidência da República em 2014, estará presente. Além dele, a ex-senadora Marina Silva (PSB), que disputou cargo de vice-presidente na chapa de Eduardo Campos, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), também participarão da cerimônia.
Distribuído pela Fundação João Mangabeira, o livro reúne discursos proferidos por Eduardo Campos ao longo dos sete nos em que governou Pernambuco, período que se estende do dia 1º de janeiro de 2007 até 4 de abril de 2014, data na qual Campos deixou o Governo do Estado para poder concorrer à Presidência da República. O lançamento da obra também marca um ciclo de homenagens promovidas por ocasião da morte do ex-governador, falecido em acidente aéreo em 13 de agosto de 2014, durante a campanha presidencial. Caso estivesse vivo, o ex-governador completaria hoje 50 anos de idade.
Evaldo Costa salientou que foi feito um esforço para abarcar a totalidade dos discursos de Eduardo Campos, tenham eles sido proferidos em ocasiões corriqueiras ou em eventos de grande porte. Costa acredita que o livro tenha grande apelo por ser uma fonte primária de informação sobre o ex-governador.
“Vai ser um grande ato político suprapartidário para marcar a vida de Eduardo Campos, na data em que ele faria 50 anos. Este livro servirá como uma fonte primária de consulta para pesquisadores. É o livro que ele não fez, mas que registra o que ele pensava sobre o País, seus problemas e potencialidades. Nos discursos será possível observar o que ele significou para o Brasil. Nós não interferimos. Buscamos abordar tudo, desde os discursos das ordens de serviço que eram dadas no Palácio do Campo das Princesas, até o lançamento dos programas e o discurso de posse. Não fizemos essa distinção”, afirmou.
Além do lançamento do livro, outras homenagens a Eduardo Campos estão programadas para esta semana, tanto a nível local quanto nacional. Amanhã, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fará uma sessão solene em homenagem ao ex-governador. Já no dia 12 de agosto, a Câmara dos Deputados promoverá sua própria sessão solene no plenário Ulisses Guimarães, a partir das 10h, a exemplo do Senado que fará sua homenagem a Eduardo Campos em uma sessão solene no dia 13, a partir das 9h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário