terça-feira, 17 de novembro de 2015

Quatro novos casos de febre chikungunya confirmados em Iati

Quatro novos casos de febre chikungunya foram confirmados esta semana em Pernambuco. Dois dos pacientes contraíram a doença no estado, ambos no  município de Iati, Agreste Meridional. São os primeiros casos autóctones, comprovando a circulação da doença em território pernambucano.
De acordo com a Secretaria Estadual de Sapude (SES), o município, juntamente com a Regional de Saúde (Geres), está realizando um levantamento de todos os casos suspeitos e reforçando as ações de controle.
Os outros casos foram notificados em Itaíba e no Recife e ainda estão sendo investigados para confirmar se a doença foi contraída ou não no estado. Sobre o caso confirmado de Itaíba, sabe-se que o paciente retornou para o seu município de residência localizado no estado da Bahia.
Com esses quatro novos casos, Pernambuco soma, em 2015, seis casos confirmados da doença. Os dois primeiros foram importados da Bahia. Ao todo, 180 casos foram notificados como suspeitos, sendo 169 descartados. Entre os descartados, 65 deram positivo para dengue.
O vírus do chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue Os sintomas são febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chikungunya e dengue ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário