terça-feira, 17 de novembro de 2015

Caravana solidária doa água a famílias vítimas da seca em Pernambuco

Comerciantes e empresários do Agreste de Pernambuco decidiram criar uma “Caravana da Solidariedade” com o objetivo de levar água para nove comunidades rurais de São Bento do Una. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que nos últimos dois meses choveu 5 mm no município.
A iniciativa vem ajudando mais de 200 famílias. No fim de semana, 68 veículos carregados com 1,2 milhão de litros de água participaram da caravana. A cada 15 dias, o grupo contrata caminhões-pipa para levar água gratuitamente às comunidades rurais do município. O projeto começou há cinco meses.
Os caminhões-pipa são abastecidos em reservatórios de municípios vizinhos. “A maior parte da água o grupo conseguiu em poços artesianos no município de Lajedo e em Belo Jardim, na barragem de Tabocas".
Segundo a Apac, por conta do fenômeno El Niño - que está no pico - a expectativa é que nos próximos três meses o índice de chuvas continue abaixo da média na região. Sobre o baixo índice de chuvas nos últimos meses, o meteorologista Roni Guedes afirma que "o número está bem abaixo da climatologia. Não choveu nem metade do esperado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário