WILLIAM TAVARES / FOLHA PE
Com menos recursos financeiros que a maioria dos clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro em 2016, o Santa Cruz tem apostado na eficácia da juventude para reforçar o elenco e não terminar o ano lamentando o fracasso nos torneios locais (Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste) e nas competições nacionais (Copa do Brasil e Brasileirão). Dos sete atletas contratados até o momento na temporada, cinco possuem menos de 25 anos. Os mais velhos, o volante Dedé e o atacante Keno, têm idade abaixo dos 30 anos. Menos experiência e mais disposição é a marca do Santa neste início de temporada.
Dos 10 jogadores da equipe titular que conquistaram o acesso à Série A 2015, quatro estavam acima dos 30 anos: Tiago Cardoso (31), Danny Morais (30), Vítor (33) e Grafite (36). Alemão, de 29, e Daniel Costa, 27, são outros dos mais experientes. Lelê e Allan Vieira estão com 25 anos. Os mais jovens da equipe principal são João Paulo, de 24, e Wellington Cézar, atleta de 22 anos formado nas categorias de base do clube. A média de idade deste grupo é de 28,2. Dos reservas, o atleta mais jovem que entrou em campo foi o meia Raniel, de 19 anos.
A tendência em 2016 é que a quantidade de cabelos brancos diminua na equipe. O atacante Italo encabeça a lista dos mais novos entre os contratados, com apenas 20 anos. Um a menos que o lateral-direito Lucas Ramon, ex-Grêmio. No meio-campo, Arthur e Pedrinho, ambos com 23, mostram que o setor deve ser o mais jovem do time. Na defesa, a média de idade aumenta um pouco, com o goleiro Edson Kölln (24) e o volante Dedé (28), que retorna ao Santa após ter participado da campanha do acesso à Série B em 2013. O atacante Keno, de 26 anos, completa a lista. Somando o tempo de vida de todos, o “time dos reforços” fica com média de idade de 23,5.
A dificuldade em trazer nomes de peso no mercado foi um dos motivos que fizeram o Santa investir em “atletas promissores”, como o Tricolor gosta de classificá-los. A intenção da diretoria, porém, é trazer jogadores com mais bagagem, já visando à disputa da Série A. O clube estuda a contratação de um zagueiro e um atacante. Outro detalhe importante é que apenas três dos sete reforços já disputaram o Brasileirão: Lucas, Dedé e Keno. Edson, Arthur, Pedrinho e Italo jogarão pela primeira vez na elite nacional.
CONFIRMADO – O Santa Cruz comunicou ontem que enfrentará o Flamengo, no dia 24 deste mês, às 11h, no Arruda, pela segunda edição da Taça Chico Science. Será o primeiro jogo do Tricolor desde que a venda de cerveja nos estádios pernambucanos foi liberada. Na primeira edição da taça, no ano passado, o Santa Cruz ficou com o vice-campeonato ao empatar por 1×1 no tempo normal com o Zalgiris Vilnius, da Lituânia, sendo derrotado nos pênaltis por 11×10
Nenhum comentário:
Postar um comentário