segunda-feira, 25 de maio de 2015

Vencedor do Nobel retratado em "Uma Mente Brilhante" morre em acidente de trânsito

Matemático morreu no sábado ao lado da esposa

John Nash tinha 86 anos / Foto: Aaron Tam / AFP

John Nash tinha 86 anos

Foto: Aaron Tam / AFP

O matemático americano John Nash, de 86 anos, famoso por seu trabalho sobre a teoria dos jogos e prêmio Nobel de Economia em 1994, morreu no sábado ao lado da esposa em um acidente de trânsito na costa leste dos Estados Unidos, anunciou a polícia.

Nash e a mulher, Alicia Nash, retratados no filme "Uma Mente Brilhante" (2002), foram lançados para fora de um táxi depois que o motorista perdeu o controle do carro quando estava em uma pista de Nova Jersey, segundo a polícia.
"Os passageiros do táxi foram lançados para fora e morreram no sábado", afirmou à AFP o sargento Gregory Williams.
De acordo com o policial, o motorista "perdeu o controle" do veículo e bateu em uma barreira de segurança na margem da estrada.
John Nash e outro matemático, Louis Nirenberg, descritos como "dois gigantes do século XX" da disciplina, receberam em 25 de março o prêmio Abel de Matemáticas.
Os dois foram recompensados "por suas contribuições fundamentais e absolutamente notáveis à teoria das equações em derivadas parciais não lineares, assim como suas aplicações à análise geométrica", segundo a Academia Norueguesa de Ciências e Letras.
John Nash fez carreira na Universidade de Princeton  e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde conheceu a esposa, a física Alicia Esther Lopez-Harrison de Lardé (que simplificou o nome para Alicia Nash), que teve um papel decisivo em sua vida.
Em "Uma Mente Brilhante", dirigido por Ron Howard, seu personagem é interpretado por Russell Crowe. O filme descreve, ao mesmo tempo, o gênio matemático e sua esquizofrenia, que o levou a imaginar a existência de um agente federal americano.
Este agente teria proposto a Nash ajudar, em sigilo, o governo dos Estados Unidos a decifrar mensagens de espiões russos na imprensa.
Depois de uma hospitalização e da ajuda da mulher, Nash conseguiu controlar o problema e dar continuidade a sua carreira.
O filme "Uma Mente Brilhante" recebeu quatro estatuetas do Oscar: melhor filme, diretor, atriz coadjuvante (Jennifer Connely pelo papel de Alicia Nash) e roteiro adaptado. O longa-metragem recebeu outras quatro indicações, incluindo melhor ator para Russell Crowe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário