quarta-feira, 10 de junho de 2015

Em PE, pacote federal inclui Arco Metropolitano e duplicação da BR-232

Trecho do Lote 2 do Arco Metropolitano em detalhe no tracejado verde (Foto: Katherine Coutinho/ G1)Trecho do Lote 2 do Arco Metropolitano em detalhe no tracejado verde (Foto: Katherine Coutinho/ G1)
O governo federal anunciou, nesta terça-feira (9), a concessão de trechos das BR-232 e BR-101 para exploração pela iniciativa privada, em um investimento de R$ 4,2 bilhões em rodovias que cortam Pernambuco. O conjunto de medidas inclui ainda a construção do Arco Metropolitano do Recife e a duplicação da BR-232 até Cruzeiro do Nordeste, distrito de Sertânia.
Também estão previstas melhorias na BR-101, no acesso ao Porto de Suape, e no trecho da BR-232 de Caruaru até o Recife. A previsão é de que o leilão para concessão dos trechos aconteça em 2016; a exploração privada será de 25 anos.
anúncio do pacote de concessões foi feito pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e pela presidente da República, Dilma Rousseff. Com previsão de investimentos de R$ 198,4 bilhões nos próximos anos, a nova fase do Programa de Investimento em Logística (PIL) vai privatizar, além de rodovias, aeroportos, ferrovias e portos em todo o Brasil.
Ainda para Pernambuco, o PIL prevê o arrendamento de cinco terminais no Porto de Suape, em Ipojuca, no Litoral Sul, para uso com cargas de contêineres, granéis minerais, veículos e grãos. O investimento estimado é de R$ 2,1 bilhões e a previsão é que a licitação aconteça no primeiro semestre de 2016; a concessão deverá ser explorada por 25 anos.
A proposta de construção do Arco Metropolitano é criar uma alternativa ao tráfego da BR-101, no trecho que corta a Região Metropolitana do Recife. Dividida em dois lotes, a rodovia vai ligar a cidade do Cabo de Santo Agostinho, nas imediações do Hospital Dom Hélder, até o polo automotivo de Goiana, na Mata Norte. O trajeto é feito por fora da área da BR-101, atravessando a zona rural de cidades como Moreno e São Lourenço da Mata.

O projeto já foi assumido como obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, mas enfrenta entraves por conta do seu trajeto, que cortaria áreas de Mata Atlântica. O governo dividiu a obra em dois lotes. O lote 1 deve ligar São Lourenço a Goiana e ainda não teve seu trajeto definido, justamente por conta de uma área de vegetação nativa, nas proximidades de Paudalho. Já o lote 2 começa no Cabo, passa por Jaboatão do Guararapes, cruzará a BR-232 e terminará na BR-408, em Paudalho.

No último dia 28 de abril, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) entregou a Licença Prévia (LP) do lote 2 Arco Metropolitano ao Departamento Nacional de Trânsito (DNIT). Assim, fica permitida a publicação de um edital de licitação que contemplará os projetos básico e executivo da obra.

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