terça-feira, 17 de novembro de 2015

Caravana solidária doa água a famílias vítimas da seca em Pernambuco

Comerciantes e empresários do Agreste de Pernambuco decidiram criar uma “Caravana da Solidariedade” com o objetivo de levar água para nove comunidades rurais de São Bento do Una. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que nos últimos dois meses choveu 5 mm no município.
A iniciativa vem ajudando mais de 200 famílias. No fim de semana, 68 veículos carregados com 1,2 milhão de litros de água participaram da caravana. A cada 15 dias, o grupo contrata caminhões-pipa para levar água gratuitamente às comunidades rurais do município. O projeto começou há cinco meses.
Os caminhões-pipa são abastecidos em reservatórios de municípios vizinhos. “A maior parte da água o grupo conseguiu em poços artesianos no município de Lajedo e em Belo Jardim, na barragem de Tabocas".
Segundo a Apac, por conta do fenômeno El Niño - que está no pico - a expectativa é que nos próximos três meses o índice de chuvas continue abaixo da média na região. Sobre o baixo índice de chuvas nos últimos meses, o meteorologista Roni Guedes afirma que "o número está bem abaixo da climatologia. Não choveu nem metade do esperado".

Homem é preso suspeito de quebrar porta de companhia da Polícia Militar

Homem estaria preso ao quebrar os vidros, diz PM (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)Homem estaria preso ao quebrar os vidros, diz PM (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
Um açougueiro de 34 anos foi preso após quebrar o vidro da porta do prédio da Companhia da Polícia Militar (CPM) de Águas Belas, Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da PM, o homem estaria bêbado ao praticar o ato, com um chute. O caso ocorreu na quinta-feira (12).
A Polícia Civil informou que o açougueiro foi autuado em flagrante por danos ao patrimônio público. Como o crime é inafiançável, ele foi encaminhado para a Cadeia Pública de Garanhuns, também no Agreste

Quatro novos casos de febre chikungunya confirmados em Iati

Quatro novos casos de febre chikungunya foram confirmados esta semana em Pernambuco. Dois dos pacientes contraíram a doença no estado, ambos no  município de Iati, Agreste Meridional. São os primeiros casos autóctones, comprovando a circulação da doença em território pernambucano.
De acordo com a Secretaria Estadual de Sapude (SES), o município, juntamente com a Regional de Saúde (Geres), está realizando um levantamento de todos os casos suspeitos e reforçando as ações de controle.
Os outros casos foram notificados em Itaíba e no Recife e ainda estão sendo investigados para confirmar se a doença foi contraída ou não no estado. Sobre o caso confirmado de Itaíba, sabe-se que o paciente retornou para o seu município de residência localizado no estado da Bahia.
Com esses quatro novos casos, Pernambuco soma, em 2015, seis casos confirmados da doença. Os dois primeiros foram importados da Bahia. Ao todo, 180 casos foram notificados como suspeitos, sendo 169 descartados. Entre os descartados, 65 deram positivo para dengue.
O vírus do chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue Os sintomas são febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chikungunya e dengue ao mesmo tempo.

Governador leva solidariedade de Pernambuco ao povo francês‏

ef329bd3959c21b9721082d97f3fadd2
O governador Paulo Câmara reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (16), com o cônsul-geral da França no Recife, Bruno Bisson, na sede da entidade, em Boa Viagem. O chefe do Executivo estadual foi levar a solidariedade do Governo de Pernambuco ao povo francês, vítima de ataques terroristas na última sexta-feira, em Paris.
Acompanhado primeira-dama, Ana Luiza Câmara, e do chefe da sua Assessoria Especial, José Neto, o governador colocou o Estado à disposição para ajudar no que for preciso. O encontro aconteceu a portas fechadas.
Ontem, o secretário Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos) representou o Governo na vigília pela liberdade organizada pelo consulado francês no Marco Zero, no Recife, da qual participaram brasileiros, franceses, italianos e ingleses. O ato teve início às 16h e seguiu até o começo da noite (foto).

Sem vaga para estacionar carro, delegada se irrita e fura pneus de viatura policial

Profissional chegou à Central de Plantões e não encontrou vaga para estacionar próprio carro. Revoltada, furou pneus de uma das viaturas que estava no local. Crédito: anônimo
Profissional chegou à Central de Plantões e não encontrou vaga para estacionar próprio carro. Revoltada, furou pneus de uma das viaturas que estava no local. Crédito: anônimo
Do Ronda JC
Um caso inusitado aconteceu nesse domingo (15) na Central de Plantões da Polícia Civil. Uma delegada, cujo nome está sendo preservado, chegou para o plantão e não encontrou vaga para estacionar o seu carro particular. Revoltada, ela furou pneus de uma das viaturas que estava parada no local. O fato chamou bastante atenção e está circulando pelas redes sociais.
Em nota oficial, a assessoria de comunicação da Polícia Civil de Pernambuco informou que a Chefia já foi comunicada sobre o fato e que “está tomando as providências cabíveis”. O fato também já foi comunicado à Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS).
É possível que uma sindicância seja instaurada ainda nesta segunda-feira (16) para apurar o possível desvio de conduta praticado pela delegada plantonista.
Não é de hoje que o clima na Central de Plantões da Polícia Civil está tenso. No último dia 5, o RondaJC denunciou diversos problemas registrados diariamente na delegacia. Um deles são as viaturas da Polícia Militar que chegam a ficar paradas no local por mais de 12 horas esperando que os presos sejam recebidos pela Polícia Civil pois não há profissionais suficientes para atender a demanda.

O fato e a foto: Ângelo visita obra do Contorno Rodoviário em Sertânia

09d68259-084a-4ed8-a7ab-38577eb65d11
20151116083116
No último fim de semana o deputado estadual Ângelo Ferreira esteve monitorando o andamento da obra do Contorno Rodoviário de Sertânia, estimado em R$ 14,9 milhões.
O parlamentar visitou grande parte da estrada que terá três alças em 7,5 de extensão e desviará o trânsito de carros pesados, que hoje circulam pelo centro da cidade. A obra está em processo avançado de terraplanagem e deve ficar pronta em no máximo 18 meses.

Deputados de MG reclamam baixos repasses para Velho Chico no território comparados e PE, BA e AL

Bacia_sao_francisco
Conhecer os detalhes do programa de revitalização do Rio São Francisco no âmbito do projeto de transposição, incluindo o acompanhamento físico-financeiro das obras e, em especial, as ações desenvolvidas em Minas Gerais. Esse é o objetivo do Debate Público Velho Chico: Transposição exige revitalização. Sem Minas não há salvação, que será promovido pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O evento, que contará com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, será nesta segunda-feira (23), às 14h30, no Plenário. O autor do requerimento é o presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PP).
O Velho Chico, como é popularmente conhecido, é um dos maiores rios brasileiros. Ele atravessa cinco Estados (Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco). O projeto de transposição do Governo Federal tem a finalidade de garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste (Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), onde a estiagem ocorre frequentemente.
Para o deputado Gil Pereira (PP), a maior preocupação são os baixos investimentos realizados até então na revitalização do rio, especialmente em território mineiro. “Os estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas recebem recursos volumosos. Minas Gerais, que contribui com cerca de 70% do volume hídrico, vem recebendo 10 vezes menos recursos em comparação à Bahia, responsável por apenas 30% das águas envolvidas na transposição”, afirma o deputado, advertindo que estão secos pelo menos 80% dos rios e riachos que abastecem o São Francisco no Norte de Minas.

Frente parlamentar discute mortes de jovens negros em Olinda

11.16-EXTERMINIO-DA-JUVENTUDE-NEGRA-JB-18-de-599
Uma audiência pública, promovida pela Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra da Assembleia, na Câmara de Vereadores de Olinda, Região Metropolitana do Recife, reuniu, nesta segunda (16), representantes de movimentos sociais que reivindicaram mais políticas públicas para reduzir a mortalidade de jovens negros na cidade.
A deputada Teresa Leitão (PT), que requereu a audiência, destacou “a ausência de recursos específicos do Governo do Estado para combater as mortes de jovens negros”.  A parlamentar também lembrou a ineficácia do Pacto pela Vida em relação aos crimes ocorridos contra o segmento jovem, e a necessidade de reforço no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, o PPCam.
11.16-EXTERMINIO-DA-JUVENTUDE-NEGRA-JB-105-de-599
A educadora Aurelina Barbosa de Lima, integrante do projeto Mães da Saudade, ressaltou que, entre janeiro e agosto de 2015, 19 adolescentes foram assassinados em Olinda. Segundo ela, o Pacto pela Vida atua mais com repressão do que com prevenção. “O preconceito também é um dos fatores que ajuda a elevar a criminalidade entre os jovens”, pontuou.
Já o militante do Movimento Negro Unificado Vanderson Ferreira apontou mais uma razão para o crescimento dos crimes: o modo como a mídia local transmite as notícias sobre  mortes de jovens afrodescedentes. “As reportagens exibidas nos programas policiais televisivos, em geral, não têm o mesmo tratamento das que envolvem pessoas brancas”, afirmou.
11.16-EXTERMINIO-DA-JUVENTUDE-NEGRA-JB-244-de-599
De acordo com o coordenador da Frente, deputado Bispo Ossésio Silva (PRB), Olinda foi escolhida devido ao alto número de crimes desse tipo. “O Índice de Vulnerabilidade Juvenil, estudo publicado pelo Governo Federal em parceria com as Nações Unidas,  classifica o município entre os cem mais vulneráveis do Brasil”, frisou.

França lança novos ataques contra o Estado Islâmico na Síria

2014-09-19t170824z_16744190_1
A França lançou nesta terça-feira, 17, novos ataques aéreos contra o Estado Islâmico, na região de Raqqa, na Síria. O bombardeio destruiu o posto de comando e o centro de treinamento do EI.
“O exército francês conduziu pela segunda vez nas últimas 24 horas um ataque aéreo contra Daesh (acrônimo de EI, em árabe) em Raqqa, na Síria. Os dois pontos foram destruídos simultaneamente”, divulgou o governo em comunicado. Dez caças (Rafaele e Mirage 2000), que saíram dos Emirados Árabes e da Jordânia, lançaram 16 bombas na cidade situada no norte do país árabe.
O governo francês afirmou que a ação foi realizada em coordenação com os Estados Unidos e depois de identificar os locais após missões de reconhecimento realizadas anteriormente.
O bombardeio aconteceu após o presidente François Hollande anunciar na noite de segunda-feira, 16, que tomaria medidas de exceção contra o que ele chama de “terrorismo de guerra”, em resposta aos atentados em Paris que deixaram 129 mortos e 352 feridos.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Energia: Aneel mantém bandeira vermelha para o mês de novembro

bandeira-vermelha-luz_6f224ac0
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje que a bandeira tarifária válida para o mês de novembro continuará sendo de cor vermelha. A bandeira vermelha implica um acréscimo de R$ 4,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em todos os Estados, exceto Amapá e Roraima, que ainda não estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Desde o início do ano, o custo de energia está mais caro para o consumidor. A bandeira vermelha representa a existência de condições mais adversas para a geração elétrica no País. Há ainda a bandeira amarela, quando a cobrança adicional é de R$ 2 50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, e a bandeira verde, sem custo adicional.
O sistema de bandeiras tarifárias, implementado com o intuito de alertar o consumidor a respeito do custo corrente de geração, além de dividir com ele esse custo, já passou por duas correções de valores desde o início do ano.
O valor adicional cobrado na bandeira vermelha foi estabelecido inicialmente em R$ 3 para cada 100 kWh. A partir de março, três meses depois do início da cobrança, o preço foi elevado para R$ 5,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos com bandeira vermelha. Em setembro, o valor implícito na bandeira vermelha caiu para R$ 4,50 a cada 100 kWh consumidos.

Queda do dólar em outubro diminui prejuízo do governo com ações cambiais

 Dólar: recuo de 2,6% em outubro, após três meses de alta, deu um pequeno alívio às contas públicas

Dólar: recuo de 2,6% em outubro, após três meses de alta, deu um pequeno alívio às contas públicas
Agência Brasil – O recuo de 2,6% do dólar em outubro, a primeira queda depois de três meses seguidos de alta, deu um pequeno alívio às contas públicas. Nas três primeiras semanas deste mês, o Banco Central (BC) registrou ganhos de R$ 11,4 bilhões com as operações de swap cambial, que equivalem à venda de dólares no mercado futuro.
O lucro, no entanto, é pequeno diante do prejuízo que o BC acumula em 2015 para segurar a cotação do dólar. Até setembro, a autoridade monetária tinha perdido R$ 112,9 bilhões com as operações de swap. Com o desempenho até 23 de outubro, segundo os dados mais recentes disponíveis, o prejuízo caiu para R$ 101,5 bilhões no ano.
O valor refere-se aos resultados líquidos das operações de swap do Banco Central e é divulgado semanalmente pela autoridade monetária. O montante foi incorporado aos juros da dívida pública, que até setembro tinham somado R$ 510,6 bilhões no acumulado em 12 meses, equivalente a 8,89% do Produto Interno Bruto (soma das riquezas produzidas no país).
Desde maio de 2013, quando os Estados Unidos começaram a reduzir as injeções de dólares na economia mundial, o BC tem vendido dólares no mercado futuro para segurar a cotação da moeda norte-americana. Em agosto daquele ano, o programa tornou-se permanente, com o BC ofertando diariamente contratos de swap.
A política durou até março deste ano, quando o Banco Central parou de ofertar novos lotes de contratos. Até agosto, a autoridade monetária passou a rolar (renovar) 70% dos papéis em circulação. Em setembro, o BC passou a renovar integralmente os papéis em circulação por causa da disparada do dólar.
O Banco Central mantém um estoque expressivo de operações de swap, saindo de uma posição zerada no início de 2013 para uma exposição líquida em torno de R$ 400 bilhões atualmente. O lucro de R$ 11,4 bilhões nas três primeiras semanas de outubro é resultado da diferença entre a queda média do dólar e a variação dos juros DI, taxas cobradas em transações entre bancos, com valor próximo ao da Selic (juros básicos da economia).
Quando o dólar sobe, o BC tem prejuízo com as operações de swap. Nos dias em que a cotação cai, o órgão tem lucro. Os resultados são transferidos para os juros da dívida pública, aliviando as contas públicas quando os contratos de swap são favoráveis à autoridade monetária e precisando ser cobertos com as emissões de títulos públicos pelo Tesouro Nacional quando acontece o oposto.
Entenda as operações de swap
Criado em 2001, o swap cambial é uma ferramenta que permite ao Banco Central intervir no câmbio sem comprometer as reservas internacionais. O BC vende contratos de troca de rendimento no mercado futuro. Apesar de serem em reais, as operações são atreladas à variação do dólar.
No swap cambial, a autoridade monetária aposta que o dólar subirá mais que a taxa DI. Os investidores apostam o contrário. No fim dos contratos, ocorre uma troca de rendimentos (swap) entre as duas partes. Quando o dólar sobe, o BC tem prejuízo proporcional ao número de contratos em vigor. Quando a cotação cai, os investidores deixam de lucrar.

Desemprego atinge as mulheres: empresas preferem demitir trabalhadoras

Esse movimento amplia a desigualdade no mercado. Em 2012, quando a economia ainda crescia, elas respondiam por 45,5% do total de vagas. Agora, ocupam 43,2%
Esse movimento amplia a desigualdade no mercado. Em 2012, quando a economia ainda crescia, elas respondiam por 45,5% do total de vagas. Agora, ocupam 43,2%
Do Correio Braziliense
A crise econômica está destruindo, com mais força, o mercado de trabalho para um dos grupos que foi determinante à reeleição da presidente Dilma Rousseff: as mulheres. Neste ano, a taxa de desocupação entre elas saltou de 6%, em janeiro, para 8,7%, em setembro, segundo a Pesquisa Mensal do Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na mesma base de comparação, o desemprego entre os homens pulou de 4,7% para 6,6%. Na avaliação de especialistas, as empresas estão preferindo demitir as mulheres por terem salários menores — as rescisões de contratos são mais baratas —, mesmo sendo elas, na maior parte dos casos, mais escolarizadas e produtivas, e por preconceito, pois muitas se ausentam por causa da maternidade.
Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), confirmam esse quadro preocupante, principalmente em estados menos desenvolvidos, nos quais a inserção da mulher no mercado de trabalho sempre foi mais difícil. Em Alagoas, enquanto as demissões das profissionais subiram 7,1% ante os 12 meses imediatamente anteriores, entre os homens, os desligamentos recuaram 9,8%. Na Paraíba, o fechamento de vagas entres as trabalhadoras foi 8,7% maior; entre eles, houve incremento de minguado 0,3%. No Piauí, os cortes entre as mulheres saltou 17,1% e, entre os homens, 3,7%. Essas discrepâncias mostram que a desigualdade no mercado de trabalho voltou a aumentar.
“A questão é: os homens estão sendo desligados com menos frequência do que as mulheres”, diz Fábio Bentes, economista sênior da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “É uma regressão. Nos anos de bonança, mais mulheres entraram no mercado. Agora, com a recessão, são elas as que mais sofrem com o fechamento de vagas formais”, acrescenta. A tendência, ressalta Bentes, é de esse quadro se agravar à medida que a economia afunda. Em 2012, elas chegaram a responder por 45,5% dos postos de trabalho. No fim do ano passado, esse índice já estava em 43,2%.
As demissões têm sido dramáticas para muitas mulheres. Grazielle Araújo ainda não se recuperou do dia em que foi comunicada da dispensa do cargo de gerente de uma loja de cosméticos. “Faz três meses, mas continuo abalada”, afirma. Não sem razão. “Estava me planejando financeiramente para comprar um imóvel. Esse sonho teve que ser abandonado”, relata. Não foi só. Com a perda do emprego veio o fim do casamento. A falta da garantia do salário todos os meses foi determinante para a desestruturação do relacionamento.
O que mais assusta Grazielle é que, olhando para a frente, não há perspectivas de melhoras. A recessão na qual o país se atolou está destruindo ao menos 100 vagas com carteira assinada por hora. Vários amigos dela já foram vítimas do desemprego. “Há um ano, eram muitas oportunidades. Era chamada para várias entrevistas de trabalho. Hoje, até com indicações de amigos e familiares está difícil arrumar alguma coisa”, lamenta. A jovem cursa direito com a ajuda do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e teme as condições futuras para o pagamento da dívida. “Não sei se estarei empregada quando me formar. Preciso de um emprego para honrar os compromissos que virão”, afirma.
Na opinião do professor Carlos Alberto Ramos, do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), a crise econômica pode estar amplificado o preconceito contra as mulheres no mercado de trabalho. “Existe uma lógica econômica que, diante da possibilidade de gravidez e da ausência por conta dos filhos, o empregador tenda a contratar um homem. Já os que dão chances às mulheres oferecem rendimentos menores, mesmo que elas sejam mais produtivas”, afirma. Nos cálculos de Fábio Bentes, da CNC, em média, os salários pagos a elas são 20,8% menores que os dos homens.
Informalidade
Pelos dados do Caged, 7,6 milhões de mulheres perderam o emprego neste ano. Como as demissões vão continuar, diz Tiago Cabral Barreira, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), a tendência é de que parte delas migre para a informalidade, trabalhando por conta própria. Foi o que fez Viviane Florentino da Silva, 26 anos, que tem vendido produtos de beleza desde o desligamento de uma loja de informática, em agosto do ano passado. Quando as vendas estão boas, ela embolsa aproximadamente R$ 1,1 mil, salário que recebia como recepcionista.
Com esse valor, no entanto, Viviane só consegue bancar as necessidades básicas. Para ela, que é mãe de uma criança de apenas um ano, não será fácil retornar ao mercado de trabalho. “Acredito que antes era mais fácil conseguir um emprego porque eu não tinha filho. Agora, muitas portas se fecharam”, lamenta.

Polêmica em torno da sexualidade de Lampião em debate

1886lampiao5g
No Debate das Dez do Programa Manhã Total (Rádio Pajeú) desta segunda, dia de Finados, o historiador e Secretário de Cultura de Serra Talhada, Anildomá William fala sobre uma das figuras mais emblemáticas do Nordeste Brasileiro, cuja repercussão em torno de seu nome só pode ser comparada a ícones como Padre Cícero, Frei Damião e Luiz Gonzaga: Virgulino Ferreira, o Lampião.
Sua história, legado e polêmica voltaram a tona com a negativa do recurso movido por Expedita Ferreira Nunes, filha de Lampião, junto ao STF,  buscando impedir o lançamento de um livro sobre o cangaceiro em que o autor da obra afirma que o “fora da lei” era homossexual. O ministro foi Luiz Fux.
DSC02026-506x380O ministro destacou em sua decisão que “a censura em livros aniquila completamente o núcleo essencial dos direitos fundamentais de liberdade de expressão e de informação”. O livro “Lampião e o Mata Sete” foi escrito pelo juiz aposentado Pedro Moraes
A família do cangaceiro, na figura de Vera Ferreira, neta de Lampião, conseguiu proibir a publicação, a doação e a venda da obra com a alegação de que se tratava de exposição desnecessária da sexualidade de Lampião.
1 DedeO autor entrou com recurso e na terça-feira (30) o desembargador Cezário Siqueira Neto definiu que “proibir o lançamento do livro é reprimir a liberdade de expressão.” A sentença de proibição da obra foi derrubada por unanimidade, dois anos depois de proclamada.
O programa ainda tem a participação de Alexandre Morais, do Cultura Coisa e Tal, falando sobre o legado cultural de Lampião e a poesia de nomes como Gonzagão,  João Paraibano e Ivanildo Vilanova em torno do seu nome.

Lava-Jato já recuperou R$ 2,4 bilhões para a União

23694300-lava-jato
De O Globo
Os delatores do esquema de corrupção na Petrobras e parte das empresas envolvidas já devolveram, através de acordos, o equivalente a um terço dos R$ 7,2 bilhões que comprovadamente foram desviados para pagamentos de propina a políticos e dirigentes da estatal. Em 33 delações premiadas e três acordos de leniência, foram devolvidos R$ 2,4 bilhões. O levantamento, feito pelo GLOBO nas 31 ações que correm na Justiça, mostra que o valor obtido por meio de acordos de delação e de leniência, e ainda a título de multa, daria para pagar 31,2 milhões de benefícios do Bolsa Família (pelo valor mais baixo pago aos beneficiários).
Juntas, as três empresas que já assinaram acordos de leniência — Setal, Camargo Corrêa e a holandesa SBM — devolveram R$ 1,64 bilhão, mais da metade do valor recuperado pela Justiça. Entre os delatores, quem mais devolveu dinheiro até agora foi o ex-gerente da estatal Pedro Barusco, que sozinho entregou US$ 97 milhões, o que corresponde a R$ 381,1 milhões pela cotação do dólar da última quinta-feira. A segunda maior quantia foi devolvida pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa: o equivalente a R$ 101,3 milhões.
Esse dinheiro devolvido fica, inicialmente, à disposição da Justiça. O juiz Sérgio Moro tem determinado que todo o dinheiro confiscado retorne aos cofres dos órgãos lesados. No caso da Petrobras, já foram feitas duas devoluções, que somam R$ 296 milhões. Esses valores estavam em contas de Costa e Barusco no exterior.
— O Ministério Público abriu mão de algumas condenações em troca de muito mais — diz o procurador da República Deltan Dallagnol, um dos porta-vozes da força-tarefa da Operação Lava-Jato e defensor das delações.
Na semana passada, em entrevista ao “Programa do Jô”, Dallagnol disse que o caso Lava-Jato quebrou todos os recordes de devolução de recursos para o país:
— Para se ter ideia, antes do caso Lava-Jato, tudo que foi recuperado no país e entrou nos cofres públicos, em todos os outros casos (de corrupção) juntos, somam menos de R$ 45 milhões.
Dados da Secretaria de Cooperação Internacional do Ministério Público mostram que a Lava-Jato bloqueou no exterior, até 23 de outubro, US$ 433 milhões (R$ 1,7 bilhão) em dinheiro supostamente desviado da Petrobras ou de outros órgãos públicos. Até o momento, US$ 129 milhões (R$ 506,8 milhões) foram repatriados. O restante, o equivalente a R$ 1,1 bilhão segue bloqueado em bancos de Suíça, Luxemburgo e Mônaco, à espera de decisão judicial.
Como Barusco e Costa fizeram delação, o dinheiro voltou mais rapidamente. No caso do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que não fez acordo, foram bloqueados o equivalente a R$ 90 milhões. Desse valor, voltou ao Brasil apenas a metade. O restante permanece bloqueado lá fora, à espera de novas investigações e decisões judiciais.
Os números podem aumentar. Pelo menos dez réus envolvidos no esquema, além de construtoras, ainda negociam algum tipo de acordo com o Ministério Público Federal (MPF). Além disso, pelo menos 30 empresas flagradas no esquema de corrupção da Petrobras negociam com a Controladoria Geral da União (CGU) e o MPF um acordo de leniência — negociação que uma empresa faz com órgãos de controle admitindo práticas ilícitas em troca de continuar prestando serviços ao poder público. O acordo envolve o compromisso de adotar sistema de compliance e pagar indenizações pelos danos causados.
Estimativas da Lava-Jato apontam que o rombo nos cofres públicos pode ultrapassar os R$ 15 bilhões. Mais de 700 casos seguem em investigação, com procedimentos instaurados. Metade das 16 empreiteiras acusadas de participar do cartel na Petrobras também segue na condição de investigada, sem denúncia formalizada à Justiça.

Missão do Banco Mundial avalia investimentos de quase R$ 100 milhões em Pernambuco. Tabira será visitada

Foto-0262[1]

Uma visita do Banco Mundial ao ProRural e aos projetos financiados pela entidade para Avaliação de Meio Termo vai analisar investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões na agricultura familiar de Pernambuco.
O contrato faz parte do empréstimo de US$ 100 milhões entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária através do ProRural e o BIRD, que estabeleceu o projeto Pernambuco Rural Sustentável (PRS), em 2012, para fomento da Agricultura Familiar no Estado de Pernambuco, através de subprojetos de investimento na inclusão econômica rural (projetos produtivos), de Infraestrutura complementar e para gestão, supervisão, monitoramento e avaliação do PRS.
Em Tabira, a comitiva principal vai conhecer a rede produtiva da Apicultura, na Cooperativa da Agricultura Familiar do Nordeste Brasileiro (COODAPIS).
O projeto orçado em mais de R$ 2 milhões, beneficia produtores de mel dos municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Iguaraci, Santa Terezinha, Solidão, Tabira, Tuparetama, Mariri e Dormentes, além de apicutores de Água Branca e Catolé do Rocha na Paraíba, totalizando 368 beneficiários.

PF descobre despacho de macumba na casa de Collor contra Janot

arte-collor-macumba
POR GUILHERME AMADO, de O Globo
Em 1992 não deu muito certo, mas Fernando Collor ainda aposta em expedientes nada terrenos para se livrar de encrencas.
Na última vez em que esteve em sua casa, em julho, a PF encontrou um despacho de macumba endereçado a Rodrigo Janot e Fábio George da Silva, o homem-forte de Janot no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Numa mesa, os agentes encontraram uma foto do conselho do CNMP com os rostos de Janot e de George assinalados num círculo feito a caneta. Acima da foto, numa folha de papel com o timbre do Senado, os nomes de vários orixás: Iemanjá, Elegbara, Oxalá, Ogum, entre outros.

Avião russo que caiu no Egito teria se despedaçado no ar

20151102092912467658a
Da France Press
O avião russo que caiu no sábado no Sinai egípcio com 224 pessoas a bordo se despedaçou no ar antes de chegar ao chão, declarou o chefe dos especialistas aeronáuticos russos que conduzem as investigações da causa da tragédia.
“A aeronave se despedaçou no ar e os fragmentos se espalharam por uma grande superfície de cerca de 20 km2″, declarou Viktor Sorotchenko, diretor do Comitê intergovernamental de aviação (MAK), citado pelas agências russas, indicando, contudo, “ser muito cedo para tirar qualquer conclusão”.
O MAK lidera as investigações de catástrofes aéreas na Rússia. Desta forma, Sorotchenko participa da investigação da queda do voo 9268 da Metrojet no Egito ao lado dos investigadores franceses do BEA e alemães do BFU, representando o construtor Airbus, e egípcios.
A hipótese de o avião ter se despedaçado durante o voo já era considerada a mais plausível pelos especialistas, dada a dispersão dos destroços.
O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, pediu para que todos esperem as conclusões da investigação antes de evocarem possíveis razões para a tragédia.
De acordo com um oficial que participa nas operações de resgate e que pediu para não ser identificado, 163 corpos foram encontrados. “Nós encontramos o corpo de uma menina de 3 anos a 8 km de onde a maior parte dos destroços do avião caiu”, informou.
O avião decolou na madrugada de sábado do resort de Sharm el-Sheikh e seguia para São Petersburgo. O contato com a aeronave foi perdido 23 minutos depois, quando o aparelho estava a mais de 30.000 pés, altitude de cruzeiro (mais de 9.000 metros).
Investigação na Rússia : Mais de 24 horas depois, subsistiam as dúvidas quanto às causas do acidente, mesmo que os governos egípcio e russo contestem a reivindicação feita pela facção egípcia do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).
Os insurgentes deste grupo, que se autodenomina Província Sinai, asseguraram no sábado que “derrubaram” o avião russo, sem especificar como, em resposta aos ataques russos na Síria. Eles são muito ativos no norte do Sinai, seu principal reduto.

Enterro de Osvaldo Coelho será no fim da tarde

20151102094543682081e
Do Diário de Pernambuco
Está marcado para as 17h desta segunda-feira, no Cemitério Central, em Petrolina, no Sertão do estado, o enterro do ex-deputado Osvaldo Coelho, que morreu na noite do domingo depois de sofrer um infarto na casa onde morava, na Ilha do Retiro, no Recife. Coelho tinha 84 anos. O velório acontece na biblioteca da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).
Coelho foi deputado estadual por três vezes e federal por oito vezes. Também foi secretário da Fazenda do governo de Pernambuco, quando seu irmão, Nilo Coelho, foi governador. No Vale, eles são responsáveis pela revitalização do Vale do São Francisco, considerada instrumento de transformação social e econômica da região.
Diabético e com problemas circulatórios, o ex-deputado já tinha a saúde debilitada nos últimos anos. Ele deixa seis filhos, 12 netos e a viúva, Ana Maria Coelho, com quem foi casado por 55 anos.
O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), que já foi um dos principais aliados de Osvaldo Coelho, foi o primeiro a se pronunciar. “A morte de Osvaldo Coelho é uma perda para a política de Pernambuco e do Brasil. Um político e um chefe de família exemplar. Quando fui governador,  Osvaldo só me procurou pra tratar de temas e pautas relevantes para Petrolina e para a região do Vale do São Francisco. Ele fará falta, principalmente nos dias atuais, quando a política nacional precisa de pessoas com a postura séria que ele sempre teve”, disse.
O deputado federal Fernando filho também prestou homenagens. “O falecimento do deputado Osvaldo Coelho encheu a todos nós de tristeza. Era um homem carismático, cheio de vida e que jamais se escondeu da luta, fosse qual fosse o desafio – por isso foi tão admirado. Sua vida foi uma lição de força, coragem e perseverança. Como homem público deixou grandes marcas em Petrolina e em todo o Sertão, terra que amava acima de tudo. Que Deus possa levar o conforto necessário aos filhos, netos e esposa.”

Já estão disponíveis na internet os Gabaritos do Enem

Os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão disponíveis na internet, divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As provas do Enem foram aplicadas no último final de semana, nos dias 24 e 25, e mais de 5,7 milhões de candidatos fizeram o exame. As provas digitalizadas estarão disponíveis na sexta-feira (30).
As notas individuais só poderão ser consultadas na primeira semana de janeiro, quando também deve ser lançado, segundo o Ministério da Educação, o edital com as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para acesso a instituições públicas de ensino superior.
Mesmo com o gabarito em mãos o candidato ainda não consegue saber a nota que tirou, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. E o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
No primeiro dia das provas, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, foram 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, além da redação, que teve como tema “A persistência da violência contra a mulher brasileira”.
Além da seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sisu, com a nota do Enem, o estudante de baixa renda pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior.
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.

Comerciante foi morto com vários tiros e mulher fica baleada em Floresta

Um comerciante de 45 anos foi morto a tiros em Floresta no Sertão de Pernambuco. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (30) na rua Apolônio de Sá Ferraz, na área central da cidade. Jentilson Gomes da Silva foi atingido por vários disparo e morreu na hora.
A esposa de Jentilson estava com ele e também chegou a ser atingida. Ela foi encaminhada ainda com vida para Hospital Álvaro de Ferraz. A mulher passou por uma cirurgia e não corre risco de vida.
De acordo com informações obtidas em primeira mão pelo Blog do Elvis, Jentilson foi atingido com aproximadamente 4 tiros de arma de fogo. Homens em uma moto teriam se aproximado do casal e efetuado os disparos. A Polícia investiga o caso.
jentilson

Suspeito de canibalismo nega uso de carne humana em coxinhas

Foto: Reprodução/TV Jornal.
A TV Jornal exibiu entrevista exclusiva com Jorge Negromonte, um dos suspeitos de matar, esquartejar e enterrar o corpo de três mulheres em Pernambuco. Ele, a esposa Izabel Cristina e a amante ficaram conhecidos como os “Canibais de Garanhuns” após a divulgação de que teriam comido e utilizado partes dos corpos das vítimas em coxinhas. Os réus foram condenados por um dos crimes, cometido em Olinda, e irão a julgamento por outros dois cometidos em Garanhuns.
Na entrevista concedida ao repórter Thomás Alves, Jorge afirma que cometeu os crimes após parar de tomar remédios controlados. “Eu tomava remédio porque desde os 17 anos que eu fui diagnosticado com esquizofrenia paranoica. Aí eu deixei de usar a medicação porque ela mesma [Bruna] dizia que eu era muito forte porque eu praticava musculação. Daí em diante que começou tudo isso que a mídia falou”, relata.
O acusado afirma ainda que os suspeitos não utilizaram carne humana na produção de coxinhas. “A parte da coxinha não é real. Izabel fazia encomendas de empadas e cozinhas, aí o delegado de Garanhuns perguntou: ‘Você não colocou nenhum produto humano na carne não?’ e Izabel disse que se aquele produto que estava no congelador era humano, então eu coloquei. Mas isso não está nem no processo. A parte da coxinha é mentira. […] Meu maior arrependimento, 100% do meu arrependimento, foi ter deixado os remédios a partir de 2008”, conta.
Durante a audiência dessa quinta-feira (29), foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa dos réus. A juíza da cidade deverá analisar o pedido da promotoria para levar a júri popular o trio acusado pelas mortes de de Giselly Helena da Silva, 31 anos, e Alexandra Falcão da Silva, 20 anos, ocorridos no ano de 2012.
SAIBA MAIS
Confira o especial “Júri dos Canibais”
ENTENDA – Jorge Beltrão, Izabel e Bruna estão presos desde abril de 2012. O trio revelou que participava de uma seita chamada Cartel, que tinha por objetivo purificar o mundo e realizar o controle populacional eliminando mulheres. De acordo com as investigações, Jorge Beltrão detalhou, em uma espécie de diário macabro, os crimes que praticava com as vítimas. Para realizar os homicídios, esquartejar e até comer partes dos corpos das vitimas, Jorge contou com a parceria da ex-mulher, Isabel Cristina, e a lealdade da amante, Bruna.
Em 2014, o trio foi julgado e condenado por, no ano de 2008, assassinado, esquartejado e comido também a carne do corpo da adolescente de 17 anos Jéssica Camila da Silva Pereira. O fato ocorreu na residência onde os mesmos residiam na época, no bairro de Rio Doce, em Olinda. O júri popular ocorreu em Olinda.

GAROTO DE 14 ANOS MATA IRMÃO DE 11, EM RIACHO DAS ALMAS, AGRESTE DE PERNAMBUCO

Uma criança morreu vítima de suposto tiro acidental na zona rural de Riacho das Almas, Agreste de Pernambuco, neste domingo (1º). De acordo com a Polícia Civil, as informações preliminares são de que o irmão de 14 anos atirou no outro de 11, utilizando uma espingarda. A arma que teria sido usada foi apreendida pela polícia.
A criança foi socorrida para um hospital particular em Caruaru, mas não resistiu ao ferimento. Foram ouvidos os pais e os tios da vítima. De acordo com a polícia, a arma estaria em cima do guarda-roupas e as crianças pegaram enquanto estavam brincando.
Segundo o delegado Marcio Cruz, as investigações estão no início e só após os depoimentos serão obtidas novas informações sobre o caso. "A informação inicial é essa, de que o garoto atirou na criança acidentalmente. Vamos ainda fazer as oitivas, colher depoimentos. Apreendemos a espingarda calibre 20", explicou.

NOTÍCIAS Mais de 100 animais são capturados pela PRF nas rodovias do Sertão Pernambucano

A operação foi realizada nos municípios de Orocó, Salgueiro, Parnamirim, Belém do São Francisco, Cabrobó e Ouricuri, todas no Sertão do Estado. Foram Utilizando quatro caminhões boiadeiros, para capturar 126 animais abandonados, entre jumentos e outros bichos que estavam soltos às margens das BRs. Eles foram encaminhados para currais e Centro de Zoonoses dos municípios atendidos, onde devem receber atendimento. De acordo com a PRF, a ação ajuda a evitar que os animais causem algum tipo de acidente nas estradas.
Ainda segundo a PRF, quem abandona animais em via pública está sujeito a pena de 10 dias a dois meses de detenção ou pagamento de multa. Se houve acidente com morte, o dono pode responder criminalmente pelo ocorrido.
As dicas da Polícia Rodoviária Federal é de que ao avistar animais na pista, o condutor deve reduzir a velocidade do carro e ficara tento aos demais veículos que circulam pela via. Deve-se evitar buzinas ou farol alto para não assustar o animal. Em casos de emergência, a PRF atende pelo número 191 (G1)